CHAMADA DE TRABALHOS
Problemas semióticos no ensino, na pesquisa e na formação de investigadores da semiose nos diversos campos de sua manifestação
A proposta que elegeu o estudo dos problemas semióticos como tema central das Jornadas anteriores (2015 e 2016) teve como objetivo valorizar a investigação semiótica em seus aspectos qualitativos. Procurou-se abrir espaços para que metodologias de trabalho em que o pensamento teórico sobre os signos contribuam efetivamente para a análise de questões emergentes da pesquisa semiótica onde quer que houvesse necessidade de compreender o papel do signo na geração de sentido e da semiose no desdobramento dos processos de significação.
Os intensos debates que ocuparam o espaço da II Jornada, realizada em Salvador em 2016, compuseram uma agenda de problemas semióticos que tanto derivam de abordagens teóricas em pauta como reorientam os parâmetros e diretrizes conceituais do campo semiótico. A Jornada não só se firmou como necessidade como também se projetou como possibilidade de acolher as novas concepções que redimensionam todo o campo de pesquisa, o que justifica a pertinência e urgência em preservar e ampliar sempre o espaço de debate numa Jornada subsequente. Esse é o espírito que nos orienta na proposição da III Jornada dos Grupos de Pesquisa em Semiótica em atuação no Brasil hoje.
Com base nas conquistas alcançada e face às demandas e desafios que surgem e estão a reivindicar aprimoramentos pela perspectiva do signo, a III Jornada propõe a continuidade dos estudos e debates dos problemas semióticos. Contudo, propõe ainda conclamar os pesquisadores a enfrentar um de nossos grandes desafios: aquele que diz respeito à formação nos estudos semióticos com base em orientações da crítica. Com um destaque para o ensino da semiótica espera-se uma ampliação do escopo no tratamento dos problemas semióticos de modo a aprofundar os vínculos de sua configuração epistemológica e metodológica.
Por isso conclama os pesquisadores a apresentarem trabalhos que tenham como foco Problemas semióticos no ensino, na pesquisa e na formação de investigadores da semiose nos diversos campos de sua manifestação.
Envio de trabalhos: individual ou coletivo com resumo expandido de 800 palavras, 5 palavras chave, referencial bibliográfico até o dia 31/05 para o e-mail encontrosemiotica@gmail.com